quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Cães e Porcos Espirituais - Uma análise de Mateus 7:6



"Não deis o que é sagrado aos cães, nem jogueis aos porcos as vossas pérolas, para que não as pisoteiem e, voltando-se, vos façam em pedaços". Mateus 7:6




Jesus estava praticamente finalizando o Sermão do Monte quando proferiu essas palavras. Mas do quê ele estava falando? Cães? Porcos?

O uso de animais nessa passagem, como em outros lugares das Escrituras, é comum para representar as características espirituais de certas pessoas:



Herodes foi comparado a uma raposa (Lc 13:32)

Ele chamou Herodes de raposa (Lucas 13:32) e os fariseus de “serpentes, raça de víboras” (Mateus 23:33). 



Os fariseus eram "serpentes" (Mt 23:33)


Seus seguidores foram chamados de ovelhas (João 10:27). 




Ovelhas representam o povo de Deus cujo pastor é Jesus (Jo 10:27)




Líderes que abusam das suas posições são chamados de lobos devoradores (Mateus 7:15).




"Lobos devoradores" são líderes que abusam no exercício do ministério (Mt 7:15)



O diabo é descrito como dragão e serpente (Apocalipse 12:9).




"Dragão" representa satanás (Ap 12)


Há cães espirituais neste mundo, ou seja, pessoas que simplesmente não apreciam o valor das coisas espirituais. Jesus disse que não se deve forçar o evangelho sobre tais pessoas. Por mais que queiramos guiar uma pessoa ao Senhor, não podemos obrigar ninguém a obedecer a Deus. Jesus usou uma linguagem mais clara para falar do mesmo assunto quando enviou os apóstolos para pregar: 

Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés” (Mateus 10:14).











"Sacudir o pó dos pés" era um costume dos israelitas ao retornar de terras pagãs. Significava o desprezo por aquele povo (confira em At 13:51). Uma interpretação mais severa para esse gesto é o julgamento divino contra aqueles que não querem e nem aceitam o projeto de redenção do Pai anunciado por Jesus Cristo.









Hoje em dia, precisamos fazer a mesma coisa quando ensinamos o evangelho. Para aqueles que estão famintos e sedentos de justiça, devemos dar todas as oportunidades para aprenderem a vontade de Deus. Mas aqueles que já mostraram sua falta de interesse nas coisas espirituais não devem e não podem ser forçados a obedecer. Admoestações constantes, mesmo bem intencionadas, não transformarão um cão em um cordeiro.


Resumindo....






"O deus desta presente era perversa cegou o entendimento dos descrentes, a fim de que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus".

2 Coríntios 4:4




"Mas, embora tivesse realizado tantos milagres diante deles, não creram em Jesus, para cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: (...) “Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam e Eu os cure."

João 12:37-40





No entanto, o apóstolo Paulo nos deixa uma importante tarefa a cumprir:


"Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu Reino: Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina. Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Tu, no entanto, sê equilibrado em tudo, suporta os sofrimentos, faze a obra de um evangelista e cumpre teu ministério."


2 Timóteo 4:1-4



Graça e Paz.





0 comentários:

Postar um comentário