quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DEVOCIONAL #02 - Aprendi a ser Igreja

Houve um período na minha vida em que não frequentei absolutamente nenhuma denominação.
Apesar de ter sido criada na fé cristã e batizada na Assembléia de Deus, não conseguia me encontrar no meio de tanta gente gritando "glórias" e "amém" pra qualquer coisa (nada contra os irmãos da "Bléia, tá?). Tinha sede de aprender da Palavra em sua profundidade e as aulinhas da EBD já não faziam mais sentido pra mim. Tudo muito "superficial", muito "só vitória", muito "bênçãos e promessas"....

Não abandonei o Evangelho, apenas me afastei das congregações, templos, denominações, seja lá o que queiram chamar.


Muita gente interpreta Hebreus 10:25 de forma errada:


"Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia".   


Mas o que seria esse "não abandonar a congregação"? Será que o autor da epístola estava falando de ir ao templo??

A palavra grega para congregação é "episynagōgēn", que significa "assembléia", "reunião". Vejamos a tradução da Bíblia King James:


"Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando".


Ora, ora...agora sim, as coisas passaram a fazer sentido e um peso ENORME saiu das minhas costas!!!!



O fato de não estar frequentando um determinado "templo" não tira a minha essência como igreja, desde que eu esteja me reunindo com os irmãos para estudar as Escrituras e prestar culto ao Senhor. E isso pode acontecer em qualquer lugar...


Antigamente, as igrejas eram localizadas nas casas dos cristãos, como bem registrou o apóstolo Paulo:



"Cumprimentai, igualmente, todos os irmãos em Laodiceia,
 e também Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa".
Colossenses 4:15


"Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo,
 a ti, Filemom, nosso amado cooperador, 
à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de batalhas, 
e à Igreja que se reúne em tua casa"
Filemon 1:1-2


"As igrejas da província da Ásia vos enviam saudações. 
Áquila e Priscila vos cumprimentam fraternalmente no Senhor,
assim como a igreja que se reúne na casa deles".
1 Coríntios 16:19






Então...por que os homens insistem em lotar templos de pessoas e cobram absurdos pra "manutenção da casa de Deus" se Deus não habita em templos feitos por mãos humanas?

Por que eles pregam teologia da prosperidade, determinismo, campanhas, quebra de maldições hereditárias e dízimo do Antigo Testamento?

Por que criam um povo cativo à religiosidade, escravo do humanismo, egocentrismo e idolatria aos líderes?

Por que não ensinam a verdade do Evangelho do "negue-se a si mesmo, tome a tua cruz e siga-me"?

Por que não ensinam a cura e a libertação através do poder das Escrituras Sagradas?

Por que não ensinam o amor à obra de Deus e o "cada um contribua segundo propôs em seu coração"?

Por que, meu Deus?

Por quê?


Foi um duro tempo de conflitos doutrinários e eclesiásticos pra mim. Eu era a rebelde. A desviada. A ovelha negra. A indesejada. A que questiona a autoridade do pastor.

Só faltaram me amaldiçoar. Mas retiraram a "cobertura espiritual" da minha vida. (Sim, já fiz parte do MDA, mas esse é outro testemunho, rs).


Cansada de tantos rótulos negativos e realmente sedenta por um lugar onde eu pudesse crescer aprendendo o Evangelho Genuíno e ter comunhão sincera com os irmãos, cheguei em uma pequena congregação próxima à minha residência atual.

Ninguém daria nada por ela, aparentemente. Mas foi justamente lá que eu encontrei a sã doutrina, pregada por um pastor que se diz "apenas servo do Senhor". 

Isso me cativou. De verdade. A simplicidade do lugar, das pessoas, do louvor ministrado com amor e gratidão, a reverência no estudo da Palavra, o comprometimento com o evangelismo, a mansidão do líder em explicar quantas vezes forem necessárias que a missão dele ali é acolher as ovelhas cansadas, machucadas e desacreditadas de tudo - menos de buscar a Cristo Jesus.

Aí você me pergunta: "Ué, mas e aquele papo todo de ser 'desigrejado'???Tá dando dinheiro pro pastor de novo, é???"


E eu te respondo:


Aprendi o que é viver em comunhão com os irmãos. Aprendi a dar sem querer receber nada em troca. Aprendi que investir no Reino de Deus com os recursos que Ele me provê (sejam materiais ou espirituais) é a melhor coisa que eu posso fazer em vida. Não tem preço ver uma pessoa receber um abraço, uma comida, um agasalho...Eu amo a Igreja de Cristo e amo os meus irmãos. Aprendi a ser igreja!

Desejo que muitos "revoltados" e "desigrejados" não se sintam ofendidos com esse post e não desistam da "tradução de nos reunirmos como igreja". Também não estou dizendo pra você sair da sua igreja local e ser um "desigrejado". Apenas não desistam da comunhão com os irmãos. Erros e absurdos vamos encontrar em todos os lugares. Procure um lugar que pregue o Evangelho de Cristo, sem máscaras, sem rodeios, sem apologia à prosperidade, sem determinismo, sem exploração.
Já é um começo.



"Como é feliz e agradável observar quando os irmãos vivem em fraternidade!
É como um bálsamo precioso derramado sobre a cabeça, 
que desce pela barba como se fosse a barba de Arão, 
até a gola de suas vestes sacerdotais.
É como o orvalho do Hermom quando desce sobre
 os montes de Sião. Porquanto ali o SENHOR 
oferece a sua bênção: vida para hoje e por toda a eternidade!"

Salmos 133

Graça e Paz a todos. Até o próximo Devocional.



0 comentários:

Postar um comentário