segunda-feira, 23 de novembro de 2015

DEVOCIONAL #01 - Será que Deus não me aceita porque eu não falo em 'mistérios'?

Sempre fui uma "crente" muito infeliz por não falar em "mistérios".
Não por mim mesma, mas pela atitude das pessoas ao descobrirem que a "filha da irmã fulana não é batizada no Espírito!" (minha mãe sempre fez parte do corpo de ministros das igrejas por onde passamos).

Olhares tortos e de reprovação, rostos apavorados....por muitas vezes fui impedida de participar de reuniões, vigílias e outras "programações super espirituais" por não ser "revestida" (passei por denominações onde isso é EXTREMAMENTE IMPORTANTE e mais valorizado que o estudo das Escrituras). E assim foram os meus primeiros anos no Evangelho.

O tempo passou...quando resolvi me batizar nas águas, pensei que as coisas iriam mudar. "Talvez agora me aceitem", imaginava.

Que nada. Continuavam com a pressão psicológica de que eu PRECISAVA falar em línguas e ser batizada no Espírito Santo pra PENSAR em ser alguém na igreja ou fazer alguma coisa pra Deus. Segundo a ideia deles, Deus não ia me aceitar sem ser batizada "com fogo".

Por esse e por vários outros motivos, acabei esfriando na fé e abandonando a comunhão com os irmãos. Se não me aceitavam só por não ser "espiritual" e "revestida", então o que eu estava fazendo ali?


Passei por dias tenebrosos. Longe da casa do Pai, andando por mim mesma, seguindo os conselhos do meu coração e de pessoas que só queriam o meu mal. Depois de muito sofrer, a misericórdia e o amor de Deus me alcançaram e o Espírito Santo me convenceu do meu pecado e da horrível expectativa de juízo que estava sobre mim. E eu voltei pra presença de Deus. 

Voltei a ser Igreja. 

Procurei uma congregação que pregasse o Evangelho da Cruz e incentivasse o amadurecimento espiritual através das Escrituras (tenho horror à teologia da prosperidade e de doutrinas de homens). Encontrei um lugar onde fui muito bem recebida por pessoas que não sabiam de onde eu vinha e nem o que eu havia passado durante tanto tempo. Me senti acolhida e comecei a caminhar novamente, sempre na intenção de fazer a vontade de Deus e saber se aquilo que tinham plantado em mim era verdade:

"Será que Deus não me aceita porque eu não falo em 'mistérios'????"

Era o meu maior medo.

Um dia, durante uma vigília, o pastor chamou à frente as pessoas que ainda não tinham sido "batizadas no Espírito Santo" e não falavam em "línguas estranhas" (depois, muito tempo depois eu fui entender o que isso realmente significa. Mas esse é um tema para outro devocional...rs). 
Deixando todo o constrangimento pra trás, fui caminhando até o altar.

Eu não queria rodopiar, cair, fazer gestos estranhos ou berrar palavras sem sentido como alguns que se diziam "cheios do Espírito Santo". Eu só queria INTIMIDADE com o Deus que tanto amo. Queria poder falar com Ele literalmente rasgando o meu coração, de uma forma q eu nunca conseguia fazer. Queria ler a Palavra e sentir aquilo transformando o meu interior, queria rios de água viva fluindo do meu interior, como Jesus dissera àquela samaritana. Havia um bloqueio em mim, uma vergonha, uma coisa estranha. E essa "coisa" precisava sair de mim de uma vez por todas.

Lembro que nessa hora os pastores impuseram as mãos sobre as pessoas e começaram a orar pedindo para o Espírito Santo encher, revestir, transformar as vidas que ali estavam. Lembro ainda que o pastor que me orava pediu exatamente o que eu tanto pedia em silêncio para o Senhor: que eu tivesse intimidade com Ele, que fosse capaz de ouvir a Sua voz e obedecer, que o Espírito Santo fizesse morada em mim.

Foi aí que eu chorei.

Chorei um choro que veio da minha alma sedenta por mais de Deus, oprimida pela indiferença das pessoas que faziam caras e bocas quando descobriam que eu não era "batizada no Espírito" e nem falava em línguas. ... Eu estava confusa sobre tantas coisas que só queria saber o que Deus tinha pra mim, o que Ele pensava de mim....e se falar em línguas era TÃO importante assim para se relacionar com Ele, então eu também queria falar...não para me achar mais "espiritual" que os outros, mas única e exclusivamente porque eu queria fazer a vontade de Deus.

Naquele momento eu só pensava nisso.

Lembro que chorei muito e o pastor disse algo parecido com "filha, é só abrir a sua boca e falar com o Senhor".

E eu lembrei dos discípulos pedindo a Jesus que os ensinasse a orar (Lucas 11:1). Foi o suficiente.

Não gritei,  não rodei, não caí no chão, não imitei nenhum tipo de animal que pula, voa ou ruge....não perdi a consciência, não dei "show".

Só senti uma paz inundado a minha alma....uma paz que de repente levou tudo embora, preencheu aquele vazio triste. 

As minhas dificuldades, fraquezas, limitações, angústias, TUDO estava sendo posto pra fora, como se alguém estivesse literalmente "limpando a casa". Senti meu interior sendo exposto diante do Pai naquele momento e pensei "cara, tá todo mundo ouvindo!". 

Foi quando percebi que dos meus lábios saíam coisas impronunciáveis mas dentro de mim eu sabia exatamente o que estava acontecendo: o Espírito estava intercedendo por mim com gemidos inexprimíveis. 

Dali por diante ficou tudo muito mais sublime: a oração, a adoração, a intercessão. Quando entro no quarto e fecho a porta, em secreto, só eu e o Aba, consigo me derramar na Sua presença, sem reservas. 

Tem horas que parece que o peito vai explodir, a cabeça fica latejando de tanta dor, a garganta arde, os olhos incham de derramar rios de lágrimas...é aí que Ele vem ao meu encontro. O Deus Espírito Santo encontrou lugar nesse vaso de barro, imperfeito e cheio de defeitos. E eu sinto que Ele está "arrumando a casa" a cada dia. Eu me esvazio de todas as minhas angústias na presença de Deus e Ele me transforma, me renova e me consola com palavras de Amor. E eu O amo a cada dia mais!



#OliveiraBrava




"...o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras. E aquele que sonda os corações conhece perfeitamente qual é a intenção do Espírito; porquanto, o Espírito suplica pelos santos em conformidade com a vontade de Deus."

Romanos 8:26,27


Nívea Soares - Me Esvaziar



1 comentários:

  1. Maravilhoso. Eu busco viver pta Deus com minha alma e meu espirito e não minha carne. Ta difícil encontrar igrejas genuinas. Mas é possível basta conhecer as Escrituras

    ResponderExcluir