terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O SERMÃO DO MONTE - O FIM DA LEI É CRISTO - PARTE 2

h) Oração - Mateus 6:5-15




"E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará plenamente. E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos. Portanto, não vos assemelheis a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe tudo de que tendes necessidade, antes mesmo que lho peçais. 

Por essa razão, vós orareis: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu Nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão diário. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do Maligno. Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. 
Pois, se perdoardes aos homens as suas ofensas, assim também vosso Pai celeste vos perdoará. Entretanto, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. 


A oração do Pai Nosso contém verdades imprescindíveis para o discípulo de Cristo. Saiba mais sobre a oração modelo aqui.





i) Jejum - Mateus 6:16-18



Quando jejuardes, não vos mostreis com aspecto sombrio como os hipócritas; pois desfiguram o rosto com a intenção de mostrar às pessoas que estão jejuando. Tu, porém, quando jejuares, unge tua cabeça e lava o rosto. Pois, assim, não parecerá aos outros que jejuas; e, sim, ao teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.


Muitos cristãos tem uma visão totalmente deturpada sobre o propósito do jejum. Acham que, pela abstinência de certas coisas (geralmente alimentos), estão "chamando a atenção de Deus", como se fossem crianças mimadas. Jejum significa quebrantamento, contrição, arrependimento. Os israelitas realizavam jejuns coletivos para demonstrar arrependimento dos pecados cometidos contra o Senhor e para obter respostas de Deus sobre assuntos específicos. Mas observe uma coisa: TODOS os que jejuaram com propósito tinham TEMOR e OBEDECIAM a Deus de todo o coração. JEJUM SEM RELACIONAMENTO NÃO VALE NADA.

Leia mais sobre o Jejum que agrada a Deus aqui.





j) Tesouros - Mateus 6:19-21

Não acumuleis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar. Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam. Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração. 


Não é pecado almejar bens materiais. O pecado começa quando o coração se volta totalmente em acumular bens materiais numa terra corrupta e dominada por um sistema maligno cujo deus é o dinheiro. Jesus ensina aos discípulos que não devem acumular tesouros na terra, mas no céu. 

Ora, e como podemos fazer isso?

“Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porquanto agindo assim amontoarás brasas vivas sobre a cabeça dele. Jamais te entregues ao mal como vencido, mas vence o mal com o bem" 

Romanos 12:20-21

"Pois tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e vós me acolhestes. Quando necessitei de roupas, vós me vestistes; estive enfermo, e vós me cuidastes; estive preso, e fostes visitar-me’. Então, os justos desejarão saber: ‘Mas, Senhor! Quando foi que te encontramos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te saciamos? E quando te recebemos como estrangeiro e te hospedamos? Ou necessitado de roupas e te vestimos? Ou ainda, quando estiveste doente ou encarcerado e fomos ver-te?’. Então o Rei, esclarecendo-lhes responderá: ‘Com toda a certeza vos asseguro que, sempre que o fizestes para algum destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, a mim o fizestes’.

Mateus 25:35-40




l) Julgamentos - Mateus 6:22-23

Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão. Por isso, se a luz que está em ti são trevas, quão tremendas são essas trevas!


Precisamos "filtrar" o que nossos olhos andam vendo e como observamos as pessoas. Existem cristãos que já julgam os outros pelo olhar, sem nem saber o que se passa na vida do irmão. Essas pessoas estão refletindo escuridão, pois têm maus olhos, não tiveram a mente transformada pelo poder do Espírito Santo e não exercem misericórdia com o próximo.

Em Apocalipse 3:17-18, Jesus exorta severamente a igreja que está em Laodiceia por "se achar" demais. A igreja tinha uma visão deturpada de si mesmo e não conseguia reconhecer seus próprios erros. Com isso, não havia arrependimento e transformação: apenas arrogância e soberba:

"E ainda dizes: ‘Estou rico, conquistei muitas riquezas e não preciso de mais nada’. Contudo, não reconheces que és miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu! Portanto, ofereço-te este conselho:(...) compra o melhor colírio para que, ao ungir os teus olhos, possas enxergar claramente"


Quantas igrejas estão nessa mesma situação?





m) Servir somente a Deus e confiar na Sua providência - Mateus 6:24-34




Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon. 

Em outras traduções está escrito "servir ao dinheiro".


Mas por que Jesus não disse "servir ao diabo"???? O que significa servir a Mamom, afinal?

A palavra "mamom", em hebraico, significa LITERALMENTE "dinheiro", "riqueza material", "cobiça", "ganância", "avareza".

Ou seja: o "deus" que mais acaba roubando o lugar de adoração na vida das pessoas é o dinheiro!!!! 

Mas por quê?

Ora, o dinheiro traz a sensação de poder, liberdade, independência....por causa de dinheiro, as pessoas matam e acabam morrendo. Trabalhar e contentar-se com o salário hoje em dia virou piada: as pessoas fazem de tudo para "fazer dinheiro". Acabam perdendo em qualidade de vida, tempo com a família e saúde. Tudo porque simplesmente NÃO CONFIAM NA PROVIDÊNCIA DO SENHOR DEUS. É a saga do ser humano em querer sempre "garantir" aquilo que Deus já sabe que será necessário. Ser abençoado virou sinônimo de ser próspero materialmente.

Uma tremenda falta de fé e de relacionamento com o Pai.

"Cuidado! Não andem sempre querendo o que vocês não têm. Porque o valor da vida que alguém tem não depende da quantidade de bens que possui.” Lucas 12: 14-15


Veja a continuação do sermão:


Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas? (...) Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos? Pois são os pagãos que tratam de obter tudo isso; mas vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo. 


Aqui existe um erro grave de interpretação: não são TODAS AS COISAS , mas TODAS ESSAS COISAS (citadas anteriormente, ou seja, comer, beber e se vestir). 


Jesus não falou de aluguel, prestação de carro, casa, faculdade, casamento, viagens....ele falou que o Pai sabe das nossas necessidades BÁSICAS e que ESTAS SIM não faltariam...

Portanto, FUJA da maldita teologia da prosperidade! Fuja das pregações que prometem "bênçãos sem medida e abundância" de tudo o que não seja o Espírito Santo! A vida do cristão não é "sabor de mel", é "negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me"! A vida do discípulo de Jesus é cheia de açoites, escárnios, humilhações e de cruz!!!

O verdadeiro cristão PRECISA SOFRER. Leia o artigo aqui.







Até os próximos estudos. Graça e Paz.







0 comentários:

Postar um comentário