terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O SERMÃO DO MONTE - O FIM DA LEI É CRISTO - PARTE 1


Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir. Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um i ou o mínimo traço se omitirá da Lei até que tudo se cumpra. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus. 

Mateus 5:17-29



Jesus foi MUITO CLARO quando disse que não veio para DESTRUIR a Lei, mas para CUMPRIR tudo o que os profetas disseram ao seu respeito. O fim da Lei é Cristo - "FIM", no sentido de FINALIDADE e não de TÉRMINO.



Infelizmente, muitos que se dizem homens e mulheres "de Deus" estão não apenas violando os mandamentos, mas literalmente ARRANCANDO PÁGINAS da Bíblia que relatam ensinos valiosos aos discípulos de Jesus. A estes, resta somente o que está escrito em Apocalipse 22:18-19:



"Portanto, declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar algo, Deus lhe acrescentará os flagelos descritos neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na Cidade Santa, que são descritas neste livro".





Meus irmãos, isso é muito serio...deturpar as Escrituras para injetar heresias na mente dos pequeninos de Deus é abominável aos olhos do Senhor! Não caia nesse pecado. E se você conhece a sã doutrina e está pregando apenas o que lhe convém, ARREPENDA-SE DIANTE DO SENHOR ENQUANTO HÁ TEMPO!





"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus".

Mateus 5:20





Aqui, Jesus começa a verdadeiramente ensinar aos discípulos que não basta fazer apenas o que os doutores da Lei faziam: era preciso agir conforme a vontade de Deus para com os homens. Ele começa todas as refutações com "Ouvistes que foi dito aos antigos:", fazendo alusão aos ensinos dos fariseus. Era o início do confronto com as doutrinas dos homens.




a) Homicídio - Mateus 5:21-26



"Ouvistes que foi dito aos antigos: “Não matarás; mas quem assassinar estará sujeito a juízo”. Eu, porém, vos digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a juízo. Também qualquer que disser a seu irmão: Racá, será levado ao tribunal. E qualquer que o chamar de idiota estará sujeito ao fogo do inferno. Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta. Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, o juiz te entregue ao carcereiro, e te joguem na cadeia. Com toda a certeza afirmo que de maneira alguma sairás dali, enquanto não pagares o último centavo".



"Racá" era uma expressão que significava literalmente "Você não presta, não serve pra nada". Humilhar um ser humano que também é a imagem e semelhança de Deus é um pecado grave. Muito cuidado com pensamentos e PRINCIPALMENTE com as palavras que proferimos. Existem muitos homicidas por aí que tem como arma mortal a língua!







"A língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. (...) Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim."

Tiago 3:5-10

b) Adultério - Mateus 5:27-30



"Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela. Se o teu olho direito te leva a pecar, arranca-o e lança-o fora de ti; pois te é mais proveitoso perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado no inferno. E, se tua mão direita te fizer pecar, corta-a e atira-a para longe de ti; pois te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno".




Existe aqui uma das maiores lutas do ser humano: a luta da carne contra o espírito, relatada pelo apóstolo Paulo em Romanos 7. Lutar contra os desejos imorais da carne, a cobiça, a soberba, a natureza pecaminosa é algo muito, muito difícil para quem não está em Cristo Jesus. A gravidade é tanta que Jesus usa uma metáfora radical: se algum dos membros te levar a pecar, corta e atira para longe. Mas o que significa isso? As pessoas vão ter que se "mutilar" pra entrar no céu?



Jesus ensina aqui que, muito antes do ato em si, o adultério começa na MENTE e no CORAÇÃO, ao olhar para uma pessoa com cobiça, lascívia, desejo - e isso vale para solteiros e casados. Os olhos são o início de tudo: através deles, dá-se início ao "ciclo do adultério": a imaginação se inflama por causa da cobiça dos olhos. As mãos, por outro lado, seriam os instrumentos para que o pecado se consumasse.

Mas arrancar, cortar, lançar para longe significa simplesmente mortificar a carne. Negar todos os desejos pecaminosos e trilhar o caminho de santidade que Ele ensinou (ver Mc 8:34; Rm 8:13; Gl 5:24; Cl 3:5).

Ou seja: se seus olhos te fazem pecar, NÃO OLHE!
Se suas mãos são tentadas a roubar, praticar maus atos, NÃO FAÇA!
Se seus pés te levarem a lugares que não agradam ao Senhor, NÃO VÁ!



Literalmente, comporte-se como um cego e aleijado para as coisas pecaminosas que o mundo oferece - mas seja pleno para trilhar a santidade que agrada a Deus - mesmo que isso cause dor e sofrimento.







c) Divórcio - Mateus 5:31-32

"Foi dito também: ‘Aquele que se divorciar de sua esposa deverá dar a ela uma certidão de divórcio’. Eu, porém, vos digo: Qualquer que se divorciar da sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".


Hoje em dia, denominações tradicionais estão aceitando livremente o divórcio de seus líderes por qualquer motivo que não o adultério - coisa que antigamente era praticamente impossível de acontecer. Essas pessoas estão negligenciando um dos ensinamentos mais importantes de Jesus acerca do casamento: que o mesmo só pode ser desfeito em caso de imoralidade sexual, ou seja, traição.


Acontece que há casos e casos. Uma mulher que é espancada diariamente pelo marido viciado - ainda que este não a traia - não é obrigada a viver sob esse jugo eternamente, presa em campanhas de libertação, restituição e oração, como tem orientado os lobos devoradores de ovelhas que estão sobre os altares evangélicos. Deus não é carrasco.



d) Juramentos - Mateus 5:33-37


"Também ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente teus juramentos ao Senhor’. Entretanto, Eu vos afirmo: Não jureis de forma alguma; nem pelos céus, que são o trono de Deus; nem pela terra, por ser o estrado onde repousam seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jures por tua cabeça, pois não tens o poder de tornar um fio de cabelo branco ou preto. Seja, porém, o teu sim, sim! E o teu não, não! O que passar disso vem do Maligno".


Expressões como "juro por Deus!", "por tudo o que é mais sagrado!", "pela felicidade de fulano!" são comuns entre aqueles que não sabem o que estão dizendo. O cristão não deve proferir esse tipo de palavra, uma vez que não somos nada diante da soberania do Deus Criador de todas as coisas. 

O juramento no AT era como uma "penhora", uma garantia de que a palavra proferida ou o trato realizado seria cumprido mediante alguém superior - que serviria como "testemunha".

Quantos líderes e profissionais não "juraram" sobre a Bíblia Sagrada que exerceriam suas atividades com humildade e justiça e depois foram pegos em escândalos envolvendo má administração pública, mau uso da profissão, negligência...?

e) Pagar na mesma moeda - Mateus 5:38-42


"Ouvistes o que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao perverso; mas se alguém te ofender com um tapa na face direita, volta-lhe também a outra. E se alguém quiser processar-te e tirar-te a túnica, deixa que leve também a capa. Assim, se alguém te forçar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir e não te desvies de quem deseja que lhe emprestes algo".





Coisinha difícil, não? Sentir a dor, sofrer o dano, a perda, deixar-se humilhar, injuriar, caluniar, ofender...e mesmo assim não proferir maldição contra o ofensor. Só um caráter transformado pelo Espírito Santo de Deus pode resistir como Jesus resistiu:

"Ele foi maltratado, humilhado, torturado; contudo, não abriu a sua boca; agiu como um cordeiro levado ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra". Isaías 53:7




f) Amor - Mateus 5:43-48

"Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos igualmente assim? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de notável? Não agem os gentios também dessa maneira? Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus". 




Mais uma lição que não está sendo passada pelos líderes evangélicos da atualidade. A moda agora é o crente orar pra Deus fazer vingança, amaldiçoar as pessoas, campanhas de restituição com slogans do tipo "diabo, devolve o que é meu..."

Veja o que a Bíblia fala sobre o assunto:

"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor"
Romanos 12:19

Então, amado irmão...não caia na história de que a sua vitória vai ter "sabor de mel", porque as coisas não funcionam assim no Reino de Deus.




g) Esmola - Mateus 6:1-4


Guardai-vos de fazer a vossa caridade e obras de justiça diante dos homens, com o fim de serem vistos por eles; caso contrário, não tereis qualquer recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por essa razão, quando deres um donativo, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando deres uma esmola ou ajuda, não deixes tua mão esquerda saber o que faz a direita. Para que a tua obra de caridade fique em secreto: e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.





Essa não precisa nem comentar, né?


Até o próximo estudo!



0 comentários:

Postar um comentário