terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO


Orar é falar com Deus. A vida espiritual do cristão DEPENDE da relação com o Pai através da oração.
O modelo de oração ensinado por Jesus aos discípulos reflete exatamente isso: união em amor, dependência, confissão, arrependimento, afirmação da soberania de Deus: Estamos falando da oração do Pai Nosso, relatada em Mateus 6:9-13 e Lucas 11:2-4:



“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” 






Antigamente, os rituais de oração exigiam muitos preparos, roupas especiais, repetição de palavras, alguns povos se auto flagelavam (1Rs 18:28), tudo para "chamar a atenção" de Deus.




Infelizmente, algumas pessoas usam essa oração como uma espécie de "mantra", sendo que esse não é o propósito do que Cristo nos ensinou: não é o tamanho da oração feita, tampouco a posição em que o corpo está. Deus atenta para o coração quebrantado e sincero diante dEle.










Pai nosso, que estás nos céus = A quem orar

Jesus demonstra claramente aqui que existe uma só família, cujo Pai é o Deus Soberano. Somos todos irmãos através de Jesus. Entre os seus filhos, Deus não faz distinção de cor, raça, gênero ou posição social. Ele é o Pai que olha por todos os seus, dos céus, de onde controla tudo o que acontece na terra.



"Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração"
1 Samuel 16:7



Santificado seja o teu nome = Louvar a Deus por quem Ele É

Para os judeus, o nome de uma pessoa não é apenas UM nome, mas a sua marca, a identidade, reflete o caráter de quem se fala. Santificar o nome de Deus nada mais é do que dar a Ele toda a importância que lhe é devida. Santificar é RECONHECER.

Venha o teu reino = a figura do Messias sobressaia

Literalmente, que Jesus Cristo reine em nossas vidas e esse Reino seja reconhecido por toda a terra, através da vida de Cristo em nós. Também reflete o anseio da volta de Cristo como Senhor e Juiz de todas as coisas.


Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu = Que os desígnios de Deus se cumpram na terra como são cumpridos no céu.

Já existe uma imagem nos céus. A terra precisa refletir essa imagem da plenitude que emana do trono do Altíssimo. A nossa vontade deve morrer diante da vontade de Deus.



O pão nosso de cada dia nos dá hoje = Depender exclusivamente da providência de Deus.

O pão era o alimento mais importante na antiguidade. Pedir ao Pai o pão diário significa clamar pelo sustento necessário naquele momento, em qualquer área da vida. Lembrando que "pão" também significa a Palavra de Deus. Pois "nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus". (Mateus 4:4)



E perdoa-nos as nossas dívidas, 

assim como nós perdoamos aos nossos devedores = Devemos perdoar como um dia fomos perdoados.


O discípulo diante de Deus é um ser em permanente dívida - o preço de sangue que foi pago pela redenção dos pecados é alto demais e nunca teríamos condições de pagar. Perdoar a ofensa de um irmão não se compara ao que Jesus fez por nós, mas revela um coração resgatado pela Graça e que não guarda mágoas de quem ainda não conhece o sacrifício perfeito do Filho de Deus.


E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal = Socorro na batalha contra o pecado e proteção contra as investidas do diabo.

Sabemos que Deus não tenta ninguém (Tiago 1:12 / 1 Co 10:13), mas submete seus filhos às provas da vida para forjar neles o caráter de Cristo. São  nessas provas que precisamos do sustento do Senhor para que nossa carne (que é fraca) não venha sucumbir ao pecado. Trata-se de um pedido para que Deus não nos coloque em situações críticas de prova, como fez com Cristo no deserto (Mateus 4).


Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

 Essa é a chamada doxologia final, como a que o Rei Davi fez em 1 Cr 29:11.  É afirmar que Deus é soberano em todas as coisas e que todas as coisas pertencem unicamente a Ele. O "Amém" significa "Assim Seja".



"Ó SENHOR, tua é a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade, porque tudo quanto há no céu e na terra a ti pertence. Ó SENHOR, o reino é teu, e tu governas soberano sobre tudo e todos."



Conclusão


Filipenses 4:6-7 declara: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”


Mateus 6:6-7 nos ensina: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Na oração, devemos derramar nossos corações a Deus e não simplesmente recitar a Deus palavras memorizadas.

Algumas canções para meditação:






Kim Walker - Spirit Break Out





Bethel Church - Our Father





Até o próximo estudo! Graça e Paz!







0 comentários:

Postar um comentário