domingo, 1 de novembro de 2015

VIVOS OU MORTOS?

 PARTE 1 – MORTOS ESPIRITUALMENTE



Parte 2        Parte 3

Estamos separados de Deus pelo pecado. Necessitamos do perdão misericordioso e da Intercessão perfeita do sacrifício de Jesus Cristo para voltarmos à comunhão plena com o Pai. O homem, por si só,  não tem condições de "escolher" viver para Deus e parar de pecar.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23 

Mas como passar da morte para a vida? Primeiro, é preciso reconhecer que, sem Deus, o caráter humano é totalmente depravado.

Toda a criação reflete a glória de Deus. O homem não pode negar a existência de um Criador. Deus abomina a idolatria e responde à impiedade e injustiça dos homens com a Sua ira.

“O que de Deus se pode conhecer é evidente entre eles [os homens], porque o próprio Deus lhes manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”.  (Romanos 1:18-25)

“Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. (Romanos 3:9-12)

Bíblia debaixo do braço e carteirinha de "membro" de alguma denominação não são evidências de uma vida restaurada pelo Espírito Santo. Por natureza, a humanidade está sob a Ira de Deus.

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades 
do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também 
antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e 
éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. Efésios 2:1-3

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem ira de Deus sobre os filhos da desobediência”. Efésios 5:5-6

Algumas pessoas têm feito esforços dramáticos para minimizar a culpa pelo pecado. Muitas igrejas ensinam que a mancha do pecado é herdada, assim removendo a responsabilidade do pecador e atirando-a nas costas dos seus ancestrais. É necessário reconhecer a nossa natureza pecadora. Deus nos criou para termos comunhão com Ele. No entanto, fomos separados dessa comunhão perfeita pelo pecado. Como pode uma pessoa aceitar a cura se antes não admitir que está doente?

"Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; 
põem o amargo por doce e o doce, por amargo!" (Isaías 5:20). 

"A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai a iniquidade do 
filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este" (Ezequiel 18:20). 

"O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso 
Senhor." Romanos 6:23

"Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus 
Cristo, nosso Senhor” Romanos 7:24,25.

Todas as boas obras que um homem possa fazer não são suficientes para saldar a dívida do pecado e nem para "garantir" sua salvação. 

"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte”. 2 Coríntios 7 : 10



Parte 2        Parte 3

0 comentários:

Postar um comentário