quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O CRISTÃO PRECISA SOFRER! - PARTE 1


Tudo tem o seu tempo determinado, 
e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; 
tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; 
tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; 
tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; 
tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; 
tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; 
tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; 
tempo de guerra, e tempo de paz.


Eclesiastes 3:1-8



Há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec 3.1).




Virou "modinha" entre as congregações cristãs atuais o slogan "PARE DE SOFRER".


Como se o "viver" fosse algo insuportável até que Jesus venha e transforme aquele ser "sofrente" em um "crente abençoado, próspero e feliz"! Aleluia!!!!

Só que não é bem assim que "funciona".

Pregações humanistas, com temas de auto-ajuda, tem arrastado multidões a choramingarem como crianças mimadas.

"Restitui, eu quero de volta o que é meu...."

"Faz chover....chuva de bênçãos, chuva de unção..."

"Eu não vou morrer...enquanto a promessa não se cumprir..."


Chega a dar nojo. 

Coisas totalmente contra o que Jesus proclamou aos seus seguidores.



"(...)no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". 
João 16:33



Mas se o Mestre sofreu até a morte (e morte de cruz, como se fosse o pior dos homens), porque achamos que somos tão superiores assim, a ponto de pensarmos que não sofreremos mais?

Qual é o real propósito de Deus ao permitir o sofrimento?



1) Manifestar o caráter santo de Deus e Promover a prática da justiça









O sofrimento que Deus permite tem por objetivo levar o ser humano a aprender a viver uma vida reta. A manifestação da justiça de Deus tem um efeito saudável dentro da sociedade, pois as pessoas começam a andar em retidão pelo medo da “punição”. Essa justiça é aplicada pelas autoridades.






"Por causa do Senhor, submetei-vos a toda autoridade constituída entre os povos; seja ao rei, como principal monarca, seja aos governantes, como por ele enviados, para punir os praticantes do mal e honrar os que fazem o bem (...) Pois é louvável que, por causa da sua consciência para com Deus, alguém suporte constrangimentos e sofra injustamente. Porquanto, que mérito há em ter de suportar castigos recebidos por que haveis praticado o mal? Entretanto, se suportais sofrimento quando fazeis o bem, isso é digno de louvor diante de Deus."

1 Pedro 2:13-20



"Todos devem sujeitar-se às autoridades superiores; porquanto, não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Ele. Portanto, quem se recusa a submeter-se à autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Porque os governantes não podem ser motivo de temor para os que praticam o bem, mas para os que fazem o mal. Não queres sentir-se ameaçado pela autoridade? Faze o bem, e ela o honrará. Pois ela serve a Deus para o teu bem. Mas, se fizerdes o mal, teme, pois não é sem razão que traz a espada. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é imprescindível que sejamos submissos às autoridades, não apenas devido à possibilidade de uma punição, mas também por causa da consciência".

Romanos 13:1-5








2) Levar o cristão de volta ao caminho correto









A dor é o “megafone” que Deus usa para fazer o “surdo” ouvir o que Ele tem a dizer. Quando estamos enfrentando dores e sofrimentos, naturalmente nos voltamos para Deus clamando por direção e ajuda. Isso não é sinal de que Ele nos abandonou. Pelo contrário, é sinal de que Ele nos ama, desejando nos levar a andar no melhor caminho: o caminho da vida.




Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão.

Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

Provérbios 3:11,12








3) Desenvolver uma capacidade de compaixão pelos outros


"Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, assim que o viu, teve misericórdia dele. Então, aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Em seguida, colocou-o sobre seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele" Lc 10:33-34



"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que também sejamos capazes de consolar os que passam por qualquer tribulação, por intermédio da consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porquanto, da mesma maneira como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, igualmente por meio de Cristo transborda a nossa consolação. Ora, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; se somos consolados é, pois, para vossa consolação, a qual vos proporciona perseverança, a fim de que suporteis as mesmas aflições que nós também estamos passando"

2 Coríntios 1:3-6




Esse texto nos ensina algumas verdades acerca do sofrimento:

a) É o Deus Espírito Santo quem nos conforta.


No mundo, sempre vamos passar por tribulações (Jo 16.33). Todavia, em Cristo, esse estado de miséria é aliviado. Por essa razão, Jesus disse:


Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para as vossas almas. Pois meu jugo é bom e minha carga é leve”. 

Mateus 11:28-30




b) Deus nos fortalece e capacita para confortar os irmãos em seus sofrimentos.



O sofrimento é uma excelente escola onde aprendemos a consolar e confortar as pessoas da mesma maneira como Deus o faz. Nós, seres humanos, só conseguimos aprender a fazer algo através da experiência. Nunca aprenderemos a confortar pessoas a menos que passemos pelo sofrimento e recebamos o conforto divino. Sepróprio Jesus teve de aprender a obedecer pelas coisas que sofreu, tendo de experimentar o sofrimento e a tentação para poder socorrer os que são tentados (Hb 2.8), quanto mais nós teremos de aprender na prática sobre a consolação divina para podermos consolar os que estão sofrendo.




"Cooperai com os santos nas suas necessidades. Praticai a hospitalidade. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que pranteiam".
Romanos 12:13-15




O Apóstolo Paulo também aprendeu a glorificar o Merecedor de todas as graças que recebemos. Como recebemos a capacidade de consolar, temos de aprender a glorificar a Cristo, porque toda a nossa capacidade de confortar é transbordada por meio de Cristo.




"...aprendi a viver satisfeito sob toda e qualquer circunstância. Sei bem o que é passar necessidade e sei o que é andar com fartura. Aprendi o mistério de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações. Tudo posso naquele que me fortalece. Entretanto, fizestes bem em participar da minha aflição."

Filipenses 4:11-13
Parte 2



0 comentários:

Postar um comentário