domingo, 1 de novembro de 2015

Estudo da carta de Paulo aos Romanos capítulo 4



Romanos é uma carta fundamental para entendermos todos os propósitos de Deus para cada um de nós. Quanto mais lemos cada capítulo, mais vemos a Graça do Senhor por sua Noiva.
Paulo começou o capítulo 4 usando de exemplo o pai da fé.

4.1-4: Exemplo de Abraão

Para enfatizar a importância da fé. Abraão respondeu ao chamado de Deus com a sua fé como vemos em (Gn 12.1-3). A fé que Abraão tinha o tornou justo diante de Deus (Rm 4.3). Paulo escreve sobre Abraão porque encontrou judeus que afirmavam que não precisavam ter fé em Cristo para a salvação porque eram descendentes de Abraão e Paulo reagiu com aquele argumento mostrando que o próprio Abraão foi justificado por Deus por meio da fé.
Nossa fé deve estar somente em Cristo. Os homens são exemplos a serem seguidos assim como o próprio Paulo, mas somente em Jesus encontramos a salvação.

4.5-8: Paulo cita Davi:

O rei de Israel, como outro exemplo de alguém que recebeu o perdão gratuito de Deus (vs. 7.8;veja Sl 32.1-2). Na lei, não havia prescrição de sacrifícios para os graves erros que Davi tinha cometido. Davi apenas podia confiar na misericórdia de Deus (Hb 11.6). Davi cometeu erros ao longo da sua vida, mas em todos seus erros ele se arrependeu e buscava em Deus o seu perdão.

4.9-12: Circuncisão:

Era um sinal físico ou selo da aliança entre Deus e sua nação escolhida (Gn 17). Mas Deus não deu esse sinal da aliança a Abraão até que ele tivesse 99 anos. Muitos anos antes, Abraão havia respondido com fé e recebeu o direito de estar diante de Deus. Ele foi justificado antes de ser circuncidado (Gn15.6).
4.13-15: o direito de estar diante de Deus vem apenas por meio da fé:
Abraão recebeu a promessa de Deus pela fé muito antes de a lei ser dada a Moises. Legalismo muda o foco de poder de Deus para a habilidade de alguém guardar a lei. Com a Lei veio uma crescente consciência do pecado e da ira de Deus. Com a fé veio o cumprimento da promessa de Deus (2Co4.6).

4.16-25: Os verdadeiros herdeiros de Abraão:

São aqueles que recebem as promessas de Deus por meio da fé, tal como Abraão. Todos aqueles que depositam sua fé em Jesus Cristo são herdeiros da promessa de Deus. Os descendentes verdadeiros de Abraão não são aqueles que têm o sangue de Abraão, mas aqueles que têm a fé que ele tinha.

0 comentários:

Postar um comentário