domingo, 1 de novembro de 2015

Estudo da Carta de Paulo aos Romanos Capítulo 12

 Consagração, separação do mundo, humildade, fidelidade no uso dos dons, amor fraternal.

1) CONSAGRAÇÃO E SEPARAÇÃO DO MUNDO (12.1-2)

Logo no primeiro versículo, o apóstolo dos gentios faz um apelo: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional".

Mas por que tanta ênfase? Por que o uso da expressão "Rogo-vos", como se ele praticamente estivesse implorando?

Era costume dos romanos oferecer o corpo em culto aos deuses, através de prostituição, libertinagem, bebedeiras e tantas outras práticas condenáveis que já vimos no capítulo 1:18-31. E nesse ambiente estavam vivendo os novos convertidos ao Evangelho. Logo, a preocupação maior de Paulo era que os cristãos permanecessem SEPARADOS de todas essas práticas ilícitas e principalmente não introduzissem tais costumes no culto a Deus, muito menos achassem que aquilo tudo era "normal". Mas como isso seria possível?

A resposta está no versículo dois:

"E não vos conformeis com este mundo (ou com toda a corrupção que vem do sistema mundano - ver 1 João 2:15), mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". A tradução King James diz: "E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes".

Ou seja, o cristão não tem como desfrutar da boa, agradável e perfeita vontade de Deus se estiver "imerso" nos costumes do mundo, com a mente cauterizada pelo pecado e concordar com os valores, pensamentos e ações de todo o sistema que vai contra os princípios do Reino de Deus e do Evangelho de Cristo. Todas as ações que tomamos com o corpo têm origem na mente. E se tivermos a mente "seduzida" por tudo o que existe no mundo, o que não faremos com o corpo? Certamente não será um "culto racional"...

Não adianta querer "parecer" com o mundo. O Evangelho não tem nada a ver com o mundo. Cristão tem que se parecer com Cristo. Portanto, cuidado com "igrejas" que absorvem demais os costumes do mundo.

Para haver transformação de mente é preciso que primeiro haja RENDIÇÃO total ao agir do Espírito Santo. Isso só é possível através da persistência na oração (ver Filipenses 4:6-7) e meditação na Palavra de Deus (Salmos 119:1). Esse é o "dever de casa" de todo cristão: buscar agir com a mente de Cristo durante o percurso da vida.

2) HUMILDADE NO CORPO DE CRISTO E FIDELIDADE NO USO DOS DONS (12.3-8)

"Porquanto, pela graça que me foi concedida, exorto a cada um dentre vós que não considere a si mesmos além do que convém; mas, ao contrário, tenha uma auto-imagem equilibrada, de acordo com a medida da fé que Deus lhe proporcionou. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e todos os membros não têm a mesma função, assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o teu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensina; se é encorajar, aja como encorajador; o que contribui, coopere com generosidade; se é exercer liderança, que a ministre com zelo; se é demonstrar misericórdia, que a realize com alegria."

Como parte do corpo de Cristo, cada pessoa não deve mais agir "individualmente", mas na coletividade. Como é isso?

Cada dom dado pelo Espírito de Deus (1 Coríntios 12.1-11) é para a edificação do corpo de Cristo, a Igreja, e não para benefício próprio. Não pode haver divisão ou "preferência" entre os membros, um não deve pensar que é mais que o outro, que tem mais "unção" ou "poder"; todos ligados, unidos, devem cooperar para a edificação de todos os demais irmãos, de acordo com a medida de fé que Deus repartiu a cada um. (Pelo menos é o que se espera de um local que se diz "igreja" e de pessoas que se dizem "cristãs").

3) AMOR FRATERNAL (12.9-21)

Em Atos 2:42-47 vemos o modelo ideal de comunhão entre os primeiros cristãos. Para vergonha e tristeza da "classe", não se parece EM NADA com o que temos hoje...parece mais uma utopia, um sonho difícil de se realizar. Mas, em algumas comunidades cristãs, creio que ainda exista um pouco da comunhão de Atos 2.
Talvez porque o foco hoje seja o dinheiro, as posses, os bens, a prosperidade pessoal, individual. Crentes egoístas, individualistas, querem contar as bençãos e as vitórias apenas para se gloriarem de que "Deus ouviu minha oração!!!". Mas não procuram saber se o irmão do lado está passando fome. "comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;"

Vamos à lista de recomendações aos cristãos:

O amor seja sem qualquer fingimento.
Odiai, sim, o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios.
Não sejais descuidados do zelo; sede fervorosos no espírito. Servi ao Senhor.
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.
Cooperai com os santos nas suas necessidades. Praticai a hospitalidade.
Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que pranteiam.
Vivei em concórdia entre vós. Não sejais arrogantes, mas adotai um comportamento humilde para com todos. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
A ninguém devolvei mal por mal. Procurai proceder corretamente diante de todas as pessoas.
Empreendei todos os esforços para viver em paz com todos.
Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor.
Ao contrário: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porquanto agindo assim amontoarás brasas vivas sobre a cabeça dele.
Jamais te entregues ao mal como vencido, mas vence o mal com o bem.

Aproveitando a semana da Reforma Protestante, tá aí uma boa lista para pendurar na porta dos templos evangélicos atuais, não? Rs...

Brincadeiras à parte, espero que os irmãos tenham captado o sentido dessa mensagem: a marca do cristão deve ser o Amor do Pai para com os seus semelhantes. Jesus foi bem explícito, não seríamos conhecidos pelos muitos bens, pela aparência de santidade, pela roupa "ataviada", bíblia debaixo do braço, terno e gravata...NÃO!!!!!

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, SE VOS AMARDES UNS AOS OUTROS". (Jo 13:35)

Que o Espírito Santo edifique a cada um de vós e que essa palavra produza muitos frutos dignos de arrependimento, mudança de mente e de comportamento em todos os que forem alcançados. Graça e Paz.

0 comentários:

Postar um comentário