domingo, 1 de novembro de 2015

Estudo da Carta de Paulo aos Romanos Capítulo 13



Paulo inicia este capítulo descrevendo sobre a responsabilidade do cristão em relação as autoridades, "Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas."

Uma das responsabilidades do homem, é a de organizar as coisas, cuidar da terra, dar nome a fauna e flora. Com o pecado, essa responsabilidade se tornou difícil de se cumprir, pois o caos tomou conta da terra.
Uma das formas de se organizar ou colocar as coisas em ordem, é por meio das leis civis.
Então não só o cristão e as pessoas têm a responsabilidade para com as autoridades, mas as autoridades têm a responsabilidade para com a sociedade, eles devem ser honestos, transparentes e justos.
Paulo é claro em dizer que, "aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência."
Devemos apoiar o governo, a menos que ele viole nossas consciências guiadas pelo Espírito ou que exija submissão incondicional, pois muitas vezes a ordem civil pode estar preferível ao caos!
Provavelmente o Apostolo trata sobre esta questão por existirem cristãos que acreditavam estarem livres das leis de "homens" por seguirem agora a Cristo.
Seguir as leis civis é dar bom testemunho e ser reconhecido como um seguidor de Cristo (desde que estas leis não viole os princípios do Mestre).
Por isso Paulo diz: Deem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. (Mateus 17 : 24-27).
Nos versículos 8 - 10 Paulo volta ao assunto do capítulo 12, falando novamente sobre o dever do cristão em amar incondicionalmente, "Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.
Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo".
O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei."
Nos versículos 11-14 ele reforça sobre o comportamento do cristão diante do sistema mundano "Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.
A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne."
Esses últimos versículos são mais evidências de que alguns Cristãos estavam vivendo uma vida de libertinagem, confundindo a liberdade obtida pela obra redentora de Cristo.

Espero que possamos compreender e praticar a palavra do Senhor nosso Deus!

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite."

0 comentários:

Postar um comentário