domingo, 1 de novembro de 2015

Estudo da Carta aos Romanos - capítulo 8



É com uma enorme satisfação que trago para vocês este singelo e breve estudo do capítulo 8 da Epístola de Romanos. Acredito ser o capítulo mais espiritual da bíblia, onde temos cerca de 24 referência ao Espírito Santo (pelo menos aqui na minha bíblia King James).

ESTAMOS LIVRES DA CONDENAÇÃO (1-14)

"Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1)

Aqui temos a descrição PERFEITA do plano da salvação, uma vida espiritual de liberdade e justiça por meio da fé em Cristo. Imaginem se não houve a graça, a salvação, estariamos expostos a nossa depração completa e não teríamos outra saída.

Notem que neste versículos já derrubamos diversas seitas que pregam o outro evangelho, com doutrinas como "madição hereditária", "troca de espíritos", "pagar o preço", oh glória e aleluia..."nenhuma condenação há..". Quando recebemos a Jesus, todo o nosso passado de pecado é apagado por Deus, que não se lembrará mais dele (Hb 10.17).

Não significa que não pecaremos novamente, mas perante ao Pai estamos justificados por Cristo Jesus!!!

Então qual é a explicação para fazer os servos de Jesus acreditarem que é possível que haja alguma maldição em sua vida porque um antepassado seu pecou contra Deus? Se alguém de sua família pecou e não se arrependeu, ele pagará por seu pecado, cada um dará conta de si mesmo a Deus (Rm 14.12).

No versículo 2 é exposto que a lei foi incapaz de fazer, por causa de nossa natureza pecaminosa, Jesus tornou-se maldito, para que todos fossemos abençoados com a vida eterna.

AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS (15-17)

Agora somos filhos de Deus e o Espírito Santo testifica isso em nós. Logo somos herdeiros de toda glória celeste. Mas aqui fica um porém: para sermos herdeiros juntamente com Cristo, precisamos ser participantes dos seus sofrimentos. Ou seja, na vida cristã não existe só vitória, lutas também virão.

O autor da carta de Romanos destaca a diferença entre aquele que ainda vive preso a uma vida de pecado, com aquele que pela fé creu no Senhor Jesus e teve seus pecados justificados...
Aquele que se mantém rebelde contra Deus e vive no pecado, ele também esta obedecendo a sua carne, se inclina para os desejos dela e vive para satisfazê-la, mas aquele que ouviu a vontade de Deus, crendo que ele mandou seu Filho para que através de sua morte e ressurreição fosse salvo (João 3:16), este recebeu o Espírito de Deus e por isso é inclinado a obedecer ao que o Espírito lhe conduz a fazer.
E isso não é algo que o Espírito nos obriga a fazer, muito pelo contrário, ele age mansamente, nos convencendo de que aquilo é o melhor para nossa vida e gera em nós um desejo de agradar à Deus, por isso obedecemos, porque o amamos.

A inclinação da carne, ou seja, a obediência a nossa carne, que é a inclinação para o pecado nos levará para a morte, mas os que se inclinam em obedecer ao Espírito, serão guiados para a vida e paz para com Deus.
E é por isso que aqueles que se inclinam para obedecer a carne, ao pecado, acaba se tornando inimigo de Deus, porque rejeitou a vontade de Deus.

Todos aqueles que creram no evangelho, já não estão mais presos aos desejos da sua carne, isso se realmente creram e receberam o Espírito de Deus. Porque aquele que não têm o Espírito de Deus, esse não pertence à Deus, ou seja, não foi salvo e justificado pela fé em Cristo Jesus.

Se temos realmente a Cristo em nossas vidas, nosso corpo esta morto para o pecado, não temos mais o desejo de obedecer a nossa carne que é pecaminosa, mas pelo contrário temos o Espírito que trás vida ao nosso espírito, porque fomos justificados por Cristo.

Mesmo estando mortos para o pecado e para os desejos da nossa carne, essa obra ainda não esta completa, mas se temos em nós o Espírito de Deus, que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo Deus também nos dará vida ao nosso corpo mortal, pelo Espírito dele que em nós habita.

A intercessão do Espírito (26-30)

Quando ouvimos o evangelho e cremos nele, somos ligados com o Espírito de Deus (Efésios 1:13-14). E o Espírito de Deus é aquele que nos acompanha, sendo também o nosso consolador (João 16), e como ele nos acompanha na caminhada cristã, conhece nossas dificuldades e fraquezas. Muitas vezes quando passamos por lutas e tribulações (Atos dos Apóstolos 14:22 , Romanos 5:3 e 2 Coríntios 4:17), nos sentimos tão abatidos que mal conseguimos orar com palavras, muitas vezes apenas choramos, mas o Espírito de Deus que conhece nossas fraquezas e anseios, intercede por nós com gemidos que nem podemos compreender. Pois o Espírito pede de maneira por nós, tendo a certeza que Deus nos atenderá.

E quando Deus sonda os nossos corações, sabe qual é o pedido do Espírito, que pede ao nosso favor, pois sabe do que precisamos.

Em Deus podemos ter a certeza de que tudo que acontece em nossas vidas cooperará para o nosso bem, para que possamos crescer a imagem de Cristo (2 Coríntios 4:16 e Efésios 4:13).
Isso não significa que somente acontecerá coisas boas, não é isso que a palavra de Deus diz, mas mesmo se passamos por dificuldades e provações, isso estará cooperando para o nosso crescimento espiritual.

Deus tem um propósito para todos que receberam o evangelho de Cristo e creram, e para que este propósito se cumpra, Deus trabalha em nossas vidas, para como Jesus é seu filho o primogênito, nós também possamos nos tornar filhos de Deus, e coerdeiros com Cristo (Romanos 8:17), ou seja herdar através de Cristo a salvação e muito mais.

Foi para isso que Deus nos chamou e também nos justificou, perdoando os nossos pecados para que possamos ser glorificados com Cristo.)

As provas e a certeza do amor de Deus (31-39)

"A que conclusão, pois, chegamos diante desses fatos? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (v.31)

Podemos concluir que independente do tenhamos que passar, temos a confiança que Deus estará conosco e então não precisamos nos preocupar, mesmo que alguém possa querer vir contra nós.
Pois a grandeza do amor de Deus é provada por ele ter dado o seu próprio Filho, para que nós pudêssemos ser livres dos nossos pecados que nos separavam Dele (Isaías 59:2).
E por esta graça é que receberemos com Cristo todas as coisas, sendo seus coerdeiros.

Se fomos justificados, perdoados por Deus, através da morte de Cristo, ninguém poderá nos acusar, pois temos o próprio Deus que nos justificou através da morte e ressurreição de Cristo.
Jesus Cristo esta assentado no trono de glória, ao lado da Majestosa presença de Deus, onde intercede por nós que cremos nele.

Por isso nada pode nos separar do amor de Cristo, nem tribulação, angústias, perseguições, fome, nudez, perigo ou espada. Pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações (Romanos 5:5), e este amor de Deus em nós, nos leva a sofrer por Cristo, por amor de Cristo e de seu evangelho implantado em nós. Paulo também usa um Salmo para ilustrar isso, dizendo que somos como ovelhas sendo levados para o matadouro (Salmos 44:22).

Em todos essas coisas somos mais que vencedores, pois temos o amor de Cristo em nós.
E por isso nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, alturas, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que esta em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Ou seja, nenhum aspecto em nossa vida poderá nos separar do amor tão grande de Deus, através de Cristo em nós. Pois este amor esta ativo em nossas vidas, trabalhando a favor da vontade de Deus em nossas vidas.

0 comentários:

Postar um comentário