domingo, 1 de novembro de 2015

Estudo da Carta aos Romanos - Capítulo 10


ROMANOS 10:1-21

Paulo começa o capítulo ainda falando do tema anterior; o motivo dos judeus terem sido rejeitados.

Paulo afirma ser testemunha que seus irmãos têm zelo, mas a justiça que eles aplicam é própria e rejeitam a justiça de Deus.

Do verso 8 ao 9, o apóstolo relata o “processo” de pregação e convencimento do pecador pelo Espírito. Contudo, uma falsa ideia surge a essa altura e precisamos corrigir. Está escrito que devemos confessar com nossa boca, devemos crer com nosso coração, mas desde quando isso é base para se tornar um ritual mágico que carimba passaportes para o céu?
Paulo está falando de dar, pois segundo ele mesmo escreve aos Coríntios cap. 12 e vs. 3;
“... ninguém é capaz de dizer ’Jesus é Senhor’, a não ser sob influência do Espírito Santo.”

Ou seja, não estamos falando de uma senha, ou um mantra estamos falando de atitudes, de condutas e principalmente MUDANÇA DE TESTEMUNHO DIANTE DOS HOMENS. De que valerá um péssimo colega de trabalho dizer que “aceitou” Jesus no domingo, se na segunda ainda tentar levar vantagem?
De um lado temos as promessas do nosso mestre Jesus, que esse evangelho do Reino seria pregado em todo o mundo e então viria o fim, de outro lado ainda temos povos inteiros não alcançados, línguas morrendo sem ter traduções da Bíblia. E nos vangloriamos de um país como nosso Brasil, “maior exportador de missionários”, ter dezenas de cidades sem nem uma igreja, dezenas de cidades que ninguém se declarou cristão. A necessidade da pregação do evangelho e de missões fica clara e evidente diante de nossos olhos ao vermos um apóstolo como se tentasse convencer uma igreja a se mover, e quase 2000 anos, esse mesmo apelo cair tão bem em nossos ombros.

Para encerrar, entendemos que judeus e gentios estão sob os mesmo parâmetros e precisam ter fé em cristo da mesma forma. Pois formam a mesma noiva, assim precisam acolher a um Deus que “estende a mão o dia inteiro a um povo rebelde e desobediente”.

Chegaria o dia para Paulo, que nós nações gentílicas faríamos ciúmes no povo de Israel, e meu apelo com este texto é que sejamos um conjunto de pessoas que gastarão seu tempo para que o amor de Deus pelos perdidos cause ciúmes aos judeus.

0 comentários:

Postar um comentário