domingo, 1 de novembro de 2015

Estudo Carta aos Romanos capítulo 14



Paulo mostra um profundo respeito pelos outros. Embora Paulo tenha identificado como fracos na fé aqueles que se sentiam presos a questões externas, como o que comer e beber, ele indicou que suas convicções não deveriam ser encaradas de modo leviano.
Tais pessoas não deveriam ser ridicularizadas ou tratadas com desprezo. Nem tampouco os cristãos mais fracos deveriam condenar os mais fortes. Liberdade em Cristo significa que cada cristão deve permitir aos outros irmãos a mesma liberdade. Portanto não existe nenhuma base para julgamento. Apenas Cristo se qualifica como o juiz. É preciso que o foco não esteja em si mesmo, mas no outro, procurando não representar uma pedra de tropeço na para fé de outros irmãos.
Hoje vemos muitos assuntos sendo discutidos no meio dos cristãos. Cada um tem um pensamento e como Paulo mesmo disse existem os mais fracos e os mais fortes na fé. Portanto temos que ajudar os mais fracos e não condena-los por às vezes terem pensamentos diferentes dos nossos e das escrituras. Temos que orar para que os nossos olhos e de nossos irmãos sejam cada dia mais abertos para o Reino de Deus.
“Tropeço ou escândalo” se refere a qualquer atitude ou ação que leve outro cristão a pecar ou a se sentir confuso a respeito do caráter e dos propósitos de Deus. O tipo de atitude que Paulo encoraja promove unidade e harmonia na igreja. A liberdade deve ser regulada pelo amor. No mais, Paulo considera união como vital para a vida do povo de Deus.
A partir do versículo 14, Paulo afirma que, em cristo as leis dietéticas do velho testamento não estão mais me vigor (Mc 7:19). O Reino de Deus é a esfera onde a soberania do Senhor é reconhecida e sua vontade é suprema. O cristão deve viver de tal modo que promova a harmonia e edifique ou firme as outras pessoas. Paulo afirma que todo fracasso em viver pela fé é pecado, isto é, errar o alvo de Deus para a vida (Rm 14.23).
O amor rompe todas as barreiras e divisões de pensamentos. Quando amamos uns aos outros temos um coração mais sensível a compreender cada dificuldade e ajudar nossos irmãos a crescerem juntos na fé.

0 comentários:

Postar um comentário