domingo, 1 de novembro de 2015

Como pode um homem nascer, sendo velho?


"Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, membro do supremo tribunal dos judeus. Ele, de noite, procurou a Jesus e lhe disse: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer esses sinais que estás realizando, se Deus não estiver com ele.” Jesus respondeu-lhe, declarando: “Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Nicodemos questionou-o: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, todavia, entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer novamente?" (João 3:1-4 - Bíblia King James)

A resposta de Nicodemos a Jesus, foi com uma outra pergunta, "como pode um homem nascer, sendo velho", a afirmação de Jesus é inacreditável e causa uma série de dúvidas a Nicodemos. Mas vamos nos colocar no lugar do pobre príncipe dos fariseus, oque lhe foi revelado foi o evangelho aplicado de forma nua e crua, isso foi desesperador. Ao ponto dele começar a indagar como poderia fazer isso? Era algo inconcebível para ele, como poderia nascer denovo? 

Ao ir ao encontro de Jesus, Nicodemos muito provavelmente ouviu Jesus em algum momento no templo, ou em alguma ação de nosso Salvador em Jerusalém, eu não sei, mas ele criou expectativas em seu coração a respeito de Cristo.

Sua resposta demostra sua frustração total com este seu encontro com Jesus, creio que ele imaginava que Jesus lhe diria algo muito simples, já que era um fariseu muito bem sucedido, leu várias vezes a tora, um erudito, ele pensava que iria escutar algo do tipo, seja mais caridoso, leia mais a minha lei, algo bem simples. Mas não, oque escutou foi tão impactante que lhe causou uma enorme confusão, medo e incredulidade, como poderia nascer denovo?

A resposta de Jesus ecoa mais se analisarmos a mesma e confrontá-la com nosso íntimo, como nossa forma de agir, pensar, e principalmente no que se diz a respeito de nossa vida espiritual. Este capítulo é até hoje motivo de muita confusão, existem vários "nicodemos" expondo suas formas fantasiosas de propor tal nascimento, como por exemplo os espíritas, onde esse "renascer" tornou-se mais como um carma para aperfeiçoar um ser, e não o contrário para que um Ser (Deus) se aperfeiçoe no indivíduo

“Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus", sim sem sombra de dúvidas, sem a morte do velho homem não podemos nos achegar até o Pai, mas se formos analisar com cuidado a resposta de Nicodemos, constataremos que ele prestou muito atenção a pergunta de Jesus, mas ele não levou em conta oque provocaria essa morte e o renascimento, oque faria que alguém nascesse denovo e pudesse ver o Reino dos céus, a resposta estava na frente de Nicodemos, era (e é) Jesus.

Somente Jesus pode transformar uma criatura caída, suja, podre, coxa, deformada pelo pecado, presa por culpa e dolo, e transformar em uma nova criatura.

Os versículos que explicam de uma forma melhor ainda mais ampla a pergunta de Nicodemos é Romanos 12:1-2:

"Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Como servir por meio dos dons"

A Mudança de mente, mudança de atitudes, juntamente com a ação do Espírito Santo, são indispensáveis para essa transformação, para esse renascimento.

Nossa oração é para que realmente possamos nascer denovo, não de estereótipos, mas por dentro, não negociando o evangelho, e perseverando a cada luta a cada banquete que o pecado nos serve, vivendo realmente como uma nova criatura.

0 comentários:

Postar um comentário